terça-feira, março 28, 2006

Reflexões Sobre Política

Ontem o homem que seria o ultimo suspiro de dignidade do governo Lula, pediu as contas e em breve vai embora. Razões? Eu não tive a oportunidade de ler a carta escrita por ele pedindo o afastamento então não posso dizer. Mas se o cara não tivesse o rabo preso e a integridade e dignidade inabalada, por que se afastaria? Possivelmente ninguem provará nada contra ele. Alias ninguem prova nada contra ninguem, e se prova não da em nada. O cara pode fazer o que for, a maior atrocidade que seja e o maximo que acontece é ele perder o mandato. Fico pensando, o que é pior, se um ladrão que entra num supermercado e rouba ou alguem que desvia milhões e prejudica milhares de pessoas por falta de verba em necessidades básicas que contavam com o dinheiro que foi desviado?
Engraçado. A minha primeira lembrança politica se não me engano foi a de 1989, quando ia ser eleito o primeiro presidente pelo voto direto. Meu pai era filiado ao PCB (partido comunista brasileiro), e este apoiava o PT na candidatura de Lula. Eu me lembro de um comissio que fui onde o Lula parecia um psicopata, gritando feito louco sobre coisas como não pagar a divida externa e exterminar o imperialismo norte americano e europeu de nossas terras. Me lembro em 2002 ele eleito, bonitinho, dando sorrisos e apertando as mãos de gente que em 89 ele degolaria.

Complementando, um dia eu vi no jornal da record (quando ainda era com Boris Casoy), o Boris entrevistando o Gabeira a respeito do mensalão. Foi algo interessante, vou reproduzir o que lembro:

Boris - O senhor acha que Lula sabia do escandalo do mensalão?
Gabeira - Olha Boris, veja que existem 2 possibilidades e nenhuma delas é boa. Se ele sabia, ele é tão ruim ou pior do que toda a corja envolvida. E se não sabia, ele é um irresponsável.

Me lembro do bloqueio de contas em banco por Collor, e depois sua queda.
Me lembro das privatizações feitas por FHC que na minha opinião da aos outros o que é nosso. Me lembro dos anões do orçamento, sendo que um deles somente perdeu o mandato e atribuiu os ganhos não-declarados à sorte divina em jogos.
Me lembro da entrada do plano real que valia 2750 urvs...não me pergunte porque eu lembro mas eu lembro!
Me lembro de que quando FHC assumiu nossa divida externa era de algo em torno de 60 bilhoes e quando ele saiu foi para 700 bilhões.
Me lembro do escandalo da urna eletronica com ACM e mesmo assim ele renunciou e voltou nas eleiçoes seguintes
Me lembro de como o governo Lula escondeu o escandalo dos grampos e ACM continua ae firme e forte.
Mensalão...ahh, são muitas coisas
Engraçado porque eu me lembro dessas coisas e não me considero uma pessoa politizada. Mas é tão bizarro isso tudo que não tem como não notar.
Bom, vou terminar meu post dizendo que me sinto um otário por viver em um pais onde acontece esse tipo de coisa. Me sinto um otário por ter dado voto a alguém que provou merecer. E acho que de uma maneira geral, o povo brasileiro é feito de otário ao longo dos dias, meses e anos por politicos que infelizmente eles mesmos elegeram...

3 comentários:

Fio da Véia disse...

Se não tem "Palofi",passa Mantega!
(sacou??)

Pacheco disse...

uhauha, nossa!

anouska disse...

eu li dois textos muito bons essa semana nos blogs do rafael galvão e do marcus pessoa. lá do meu blog tem os links. tô meio sem saco com esse blá blá blá todo promovido pela mídia (algumas verdades, exageros sem tamanho, cortina de fumaça em outros tópicos igualmente escabrosos pra desviar nossa atenção...)